Conselhos, Comitês do Conselho e Diretoria

Estrutura de Governança Corporativa

A Sabesp está listada no Novo Mercado, o segmento de mais alto nível de governança corporativa da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – e na New York Stock Exchange – NYSE (ADR nível III) desde 2002, e se sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e da B3, no Brasil, e às normas da Securities and Exchange Commission – SEC e da Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), nos Estados Unidos.

A estrutura de Governança Corporativa da Sabesp é composta de:

Assembleia Geral de Acionistas

Instância máxima de decisão, com poderes para decidir sobre todos os negócios relativos ao objeto da Companhia e tomar as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. Compete à assembleia geral, dentre outros, eleger ou destituir os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal.  Todos os documentos a serem analisados ou discutidos em assembleia são disponibilizados na sede social, no website da Companhia e da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e B3, a partir da publicação do edital de convocação. A comprovação da condição de acionista poderá ocorrer a qualquer momento até a abertura dos trabalhos da assembleia geral, mediante o cumprimento das regras estabelecidas no estatuto social.

Conselho de Administração

Edifício sede
É composto por nove membros com mandato unificado de dois anos a contar da data da eleição, sendo permitida reeleição. Dentre os conselheiros, três devem ser independentes de acordo com as regras do Regulamento do Novo Mercado. Os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor-Presidente ou principal executivo da Companhia não poderão ser acumulados pela mesma pessoa. As atribuições do Conselho de Administração estão definidas no seu regimento interno.

 

 

 

 

Nome Cargo
Karla Bertocco Trindade Presidente

A Sra. Bertocco é graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-graduação em Direito Administrativo pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e participação no Programa de Diversidade em Conselhos de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Sabesp (desde 2023) e membro do Comitê de Auditoria Estatutário (desde abril/2024). Ela é sócia da Jive (ex Mauá Capital) Investimentos (desde 2020), conselheira de administração independente e coordenadora do comitê de auditoria na Orizon Valorização de Resíduos (desde 2020). A Sra. Bertocco foi assessora da Presidência da Sabesp (2003 a 2006), Coordenadora Estadual de Saneamento (2007). Diretora de Relações Institucionais da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP (2008 A 2010), Diretora Geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP (2011 a 2015), Subsecretária de Parcerias e Inovação (2015 a 2018), Diretora-Presidente da Sabesp (2018), Diretora de Governo e Infraestrutura do BNDES (2019). Ela também atuou como conselheira de administração e membro do comitê regulatório e operacional na Equatorial Energia (2022 a 2023), membro do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Saneamento (2020 a 2022), onde também foi Coordenadora do Comitê de Inovação e Sustentabilidade.

Anderson Marcio de Oliveira Membro

O Sr. Oliveira é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito Regulatório pela Fundação Getúlio Vargas e LLM em Direito do Estado e Regulação também pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, ele tem formação pela Harvard Kennedy School em “Criação de soluções colaborativas: inovação em governança” e em “Infraestrutura em uma economia de mercado: parceria público-privada em um mundo de mudanças”. Atualmente, o Sr. Oliveira é Secretário Executivo na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Ele foi membro do Conselho Fiscal da Nuclebrás (2021 a 2023) e da Santos Port Authority (2022 a 2023), Diretor de Programa no Ministério de Minas e Energia, coordenando ações nos setores de energia elétrica, óleo e gás e mineração, dentre eles a capitalização da Eletrobras (2019 a 2023), Diretor de Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, acompanhando e estruturando projetos no setor elétrico nos segmentos de geração, transmissão e distribuição (2016 a 2019). O Sr. Oliveira também atuou como advogado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (2010 a 2016). Atualmente, ele também é membro do Conselho de Administração da Sabesp (desde 2023) e da Empresa Metropolitana de Águas e energia (EMAE).

Augusto Miranda da Paz Júnior Membro

Augusto Miranda da Paz Junior tem carreira sustentável no setor de multi-utilities. Desde 2013 atua como CEO do Grupo Equatorial, Holding com atuação nos segmentos de Distribuição de Energia, Saneamento, Transmissão, Telecom, Serviços, Geração Distribuída e Energias Renováveis. O Sr. Miranda é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com Especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e com MBA em Gestão de Empresas de Energia Elétrica pela FGV/SP.

Antes de ingressar na CEMAR (Atual Equatorial Maranhão), exerceu na COELBA diversos cargos nas áreas de Gestão do Sistema Elétrico. Ingressou no grupo Equatorial em 2004, como Diretor de Engenharia da CEMAR. A partir de 2007, exerceu a função de Diretor Vice-Presidente de Operações, até que, em 2010, assumiu a Presidência da Companhia e em 2013 como CEO do Grupo Equatorial. Comandou o planejamento, aquisição e turnaround de empresas de diversos segmentos. Focado em resultados, construção de time, capacidade de administrar conflitos, conhecimentos sobre o gerenciamento do mercado de multi utilites, e muita disposição para assumir riscos e pressões.

Claudia Polto da Cunha Membro

A Sra. Claudia Polto da Cunha é graduada em Direito, pela Universidade de São Paulo, com mestrado na mesma instituição. Atualmente é Procuradora do Estado Assessora do Gabinete da PGE, responsável pela coordenação de empresas estatais e conselheira de administração da EMAE, A Sra. Claudia Polto da Cunha foi Diretora de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, de 2006 a 2016, Procuradora Geral do Estado Adjunta, de 2020 a 2022, e atuou em diversos conselhos de administração: na própria Sabesp, de 2014 a 2016 e de 2020 a 2023; como Presidente do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Securitização; Conselheira de Administração do Metrô e Conselheira de Administração da EMTU, estando atualmente no Conselho de Administração da EMAE. A Sra Claudia Polto é conselheira certificada pelo IBGC e possui larga experiência em infraestrutura, setores regulados, governança corporativa e direito societário e empresarial público.

Tiago de Almeida Noel Membro

O Sr. Noel é bacharel em ciências econômicas. É sócio do Opportuntiy, onde atua no comitê de investimentos da gestora desde 2020, tendo sido anteriormente sócio da Athena Capital entre o período de 2014 até 2020. É membro do conselho de administração da Equatorial Energia desde 2021, sendo coordenador do comitê de Estratégia e Novos Negócios, membro do comitê de Estratégia e Inovação, membro do comitê Operacional e membro do comitê de Auditoria Estatutário. Foi membro do conselho de administração da Echoenergia participações entre 2022 e 2024.

Tinn Freire Amado Membro

O Sr. Tinn Amado é graduado em engenharia elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá com mestrado em Economia da Regulação e Defesa da Concorrência pela Universidade de Brasília. Atualmente é Diretor Executivo da Equatorial Energia. O Sr. Amado foi Diretor Presidente da Echoenergia de 2022 a 2024, Diretor de Regulação, e Novos Negócios na Equatorial Energia de 2008 a 2022. Ele também atua como conselheiro de diversas subsidiárias/controladas da Equatorial Energia.

Alexandre Gonçalves Silva Membro Independente

O Sr. Silva é graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Presidente do Conselho da EMBRAER desde 2012 e Conselheiro da vempresa desde 2011. O Sr. Silva foi Presidente da GE do Brasil de 2001 a 2007, Presidente da GE CELMA de 1989 a 2001, Engenheiro do CTA de 1974 a 1976, Gerente da Motortec de 1976 a 1989 e Engenheiro da VARIG de 1968 a 1974.

Gustavo Rocha Gattass Membro Independente

O Sr. Gattass é graduado em Economia pela PUC-Rio. Atualmente é Conselheiro de Administração da Sabesp, PRIO S.A., da Serena Energia S.A. e da Canacol Energy LTD. O Sr. Gattass foi Conselheiro de Administração da Copasa S.A (2017-2023), da BR Distribuidora (2015-2016), e Conselheiro Suplente da Petrobras S.A (2015-2016) e da Sanepar (2017). O Sr. Gattass foi Chefe da Área de Análise de Empresas do Banco BTG Pactual entre 2009 e 2015. Entre 1997 e 2015 trabalhou como Analista de Empresas dos setores de Óleo e Gas, Energia e Saneamento nos bancos Icatu (1997-1998), UBS (1998-2009) e BTG Pactual (2009-2015).

Mateus Affonso Bandeira Membro Independente

Sr Bandeira é formado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, pós-graduado em Finanças e Gestão pela FGV e UFRGS, MBA pela The Wharton School – University of Pennsylvania e concluiu o programa executivo OPM – Owner and President Management Program da Harvard Business School. Conselheiro de administração da Oi S/A desde 2020 – Foi CEO e Managing Partner da Falconi, consultoria de gestão, de Janeiro/2011 até Março/2017, tendo liderado a implantação do modelo de partnership e a internacionalização, com abertura de empresas nos EUA e México. Foi também secretário de Estado do Planejamento e Gestão de jul/2008 a mar/2010, entre outras funções públicas, foi analista de sistemas, gerente de TI e CIO. Tornou-se servidor público do Estado em 1993, na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Após passagens pelo Ministério da Fazenda e Senado Federal, em 2007 liderou o Tesouro do Estado do RS e, em 2008, foi nomeado Secretário do Planejamento e Gestão. Em 2010, assumiu a presidência do Banrisul (membro do Conselho de Administração desde 2008). Renunciou ao mandato em 2011.

 

Conselho Fiscal

Instalado de forma permanente, desde a criação da Companhia, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, sendo permitida reeleição. As responsabilidades e a forma de funcionamento do Conselho Fiscal estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.

Nome Cargo
Aristóteles Nogueira Filho Membro Efetivo

Aristóteles Nogueira Filho possui larga experiência profissional na área financeira, com expertise em diversos setores, incluindo petróleo e gás, commodities e bens de consumo. Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2006, exercendo funções no Santander, Societé Generale e Safra. Mais recentemente, ocupou cargos em grandes gestoras brasileiras como Opportunity, Truxt e XP, com foco em análise de ações e gestão de portfólio. É graduado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui especialização em Engenharia Mecatrônica pela École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers (ENSAM). Detém diversas certificações, incluindo CFA, CGA, CPA-20 e CNPI, e cursos em análise de negócios (Massachusetts Institute of Technology), direito societário (Fundação Getulio Vargas), desenvolvimento de conselhos (Fundação Dom Cabral) e Conselho Fiscal (IBGC). Aristóteles atuou como conselheiro fiscal na CELPE e é membro do conselho do Insituto Ponte, uma ONG focada em educação.

Gisomar Francisco de Bittencourt Marinho Membro Efetivo

O Sr. Gisomar Marinho é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ); Mestrado em Administração de Empresas (COPPEAD/UFRJ) e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica (FGV). Atualmente é Consultor – Diretor de Projeto da Galeazzi & Associados e também exerce a função de Conselheiro Fiscal Titular na Eletrobras e na SABESP. O Sr. Marinho foi Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores da Light S.A. no período de 2021/2022; ele também atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Log-In Logística Intermodal S.A. no período de 2018/2020; e atuou também como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na UNIDAS S.A. no período de 2011/2018.

Hamilton Valente da Silva Junior Membro Efetivo

O Sr. Hamilton Valente é graduado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, com passagem pela École Supérieure d’Électricité – Supélec, e possui MBA Executivo pelo COPPEAD/UFRJ. Atualmente, atua como gestor no Opportunity. Em sua trajetória profissional, foi Diretor de Operações na Empresa Gestora de Ativos S/A – EMGEA (2022 e 2023); Assessor da Presidência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (2020 a 2022); Diretor na Secretaria de Patrimônio da União – SPU (2019 e 2020); e Conselheiro de Administração na Empresa de Pesquisa Energética – EPE (2019 e 2020). Anteriormente, colaborou com empresas como CR2 Empreendimentos, Alcatel-Lucent e Accenture, além de ter cofundado empresas com atuação no mercado imobiliário.

Maria Salete Garcia Pinheiro Membro Efetivo

A Sra. Maria Salete é certificada pelo IBGC para atuar em Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais. Graduada em Ciências Contábeis com MBA em Finanças pelo IBMEC (2001), possui Programa de Formação em Negócios pela Universidade de Ontário, Canadá. Atualmente atua como membro efetivo do Conselho Fiscal da Equatorial Energia S.A., da Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. e, desde 2023, da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), também do Grupo Equatorial. Coordenadora do Comitê de Auditoria da HDI Seguros S.A. e da Icatu Seguros S.A. desde 2020.

David Polessi de Moraes Membro Efetivo

O Sr. David é economista formado pela Faculdade de Administração Economia e Contabilidade da USP (FEA), bacharel em Contabilidade pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e especialista em Gestão Púbica pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH). Atualmente é Coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Parcerias em Investimentos. Possui mais de 14 anos de experiência em concessões, Parcerias Público-Privadas, incluindo as recentes desestatizações do Estado de São Paulo. Atuou como Conselheiro Fiscal na Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE), na Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (COSESP), na Agência de Desenvolvimento Paulista (DesenvolveSP) e na Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom).

Adilson Celestino de Lima Membro Suplente

O Sr. Celestino é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco, com especialização, mestrado e doutorado, em Administração/Finanças pelas universidades de Pernambuco, Federal da Paraíba e Federal de Pernambuco. Atualmente é professor associado na Universidade Federal Rural de Pernambuco e consultor nas áreas de Valuation e M&A. O Sr. Celestino é docente, atuando em nível de graduação e mestrado, foi diretor de planejamento de Operações e Controladoria na Guaraves S/A, no período de 2017 até 2022. Foi diretor técnico da MTA Consultoria e Treinamento no período de 2010 até 2017. Também foi professor da Universidade Católica de PE no período de 2000 até 2015. Atuou em empresas como J. Macedo Alimentos, Elekeiroz Indústria Química, White Martins e Ernest Young, dentre outras.

Dorgival Soares Da Silva Membro Suplente

O Sr. Dorgival é formado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (1981), pós graduado em Administração Financeira (Universidade de Pernambuco, 1983), possui MBA Executivo Internacional (FIA-USP, 1999) e MBA Executivo em Finanças (IBMEC / INSPER -SP, 1995), além de especialização em Fusões e Aquisições (INSPER – SP, 2016), especialização em Recuperação Judicial de Empresas (INSPER – SP, 2016), especialização em Governança Corporativa (Fundação Dom Cabral, 2015), especialização em Logística (FGV-SP – 2000), especialização em e-Business (Asit Coppe-UFRJ, 2000).

Saulo de Tarso Alves de Lara Membro Suplente

O Sr. Saulo, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Contábeis pela Faculdade Paulo Eiró, possui pós-graduação em Control and Finance pelo IMD – International Management Development. Iniciou na Arthur Andersen como auditor externo e posteriormente atuou na construção civil e na indústria cimenteira. Em 1996, tornou-se CFO em empresa americana de embalagens e, em 1998, Diretor de Planejamento e Controle na Cyrela Brazil Realty, permanecendo até 2010, quando assumiu a Diretoria de Controladoria na PDG Realty. Foi CFO da Greenwood Resource Brasil de 2013 a 2022 e atualmente integra o Conselho Consultivo da Global Timber Resources e Greenwood Brasil, além de ser membro do Conselho Fiscal da Equatorial Energia, Equatorial Maranhão, Equatorial Pará e CEEE-RS.

Vanderlei Dominguez da Rosa Membro Suplente

O Sr. Dominguez, é graduado em Ciências Contábeis, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, desde janeiro de1990, com registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul sob o nº 45.758/O-1, tendo atuado como auditor independente de agosto de 1988 até junho de 2016, foi sócio da HB Audit – Auditores Independentes de fevereiro de 1994 até junho de 2016. Tem atuado como membro de Conselhos Fiscais desde abril de 2000, em diversas companhias de capital aberto. Atualmente é membro do conselho fiscal das seguintes companhias: (i) ODONTOPREV S.A. – a partir de abril de 2007 (Titular); (ii) WEG S.A. – a partir de abril de 2014 (Titular) e de 04/2013 a 04/2014 (Suplente); (iii) EQUATORIAL ENERGIA S.A. – a partir de abril de 2015 (Titular); (iv) EQUATORIAL PARÁ DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A. – a partir de abril de 2015 (Titular); (v) EQUATORIAL MARANHÃO DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A. – a partir de abril de 2015 (Titular); (vi) VALID SOLUÇÕES S.A.– a partir de abril de 2016 (Titular) e de 04/2015 a 04/2016 (Suplente); (vii) TRIUNFO PART. e INVESTIMENTOS S.A. – a partir de abril de 2018 (Titular) e de 04/2011 a 04/2014 (Titular); (viii) CEEE-D – a partir de julho de 2021 (Titular); (ix) LOJAS RENNER S.A. – a partir de outubro de 2020 (Suplente); e (x) PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. – a partir de abril de 2024(Suplente).

Informa não haver qualquer condenação criminal; em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários – CVM; ou em qualquer outra condenação judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividades profissionais e/ou comerciais.

Camila Rocha Cunha Viana Membro Suplente

A Sra. Camila Viana é graduada em Direito pela UERJ, com mestrado em Direito Administrativo pela USP e Economia pela FGV-EESP. Atualmente é Subsecretária de Saneamento Básico e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL. A Sra. Camila Viana foi chefe substituta da Consultoria Jurídica da SEMIL (2023/2024) e chefe da Assessoria Jurídica do Gabinete (2022), a qual integrou de 2019-2023.

Comitê de Auditoria

O Conselho de Administração é assessorado por um Comitê de Auditoria, composto por três conselheiros de administração que atendem, cumulativamente, aos requisitos de (i) independência, (ii) conhecimento técnico; (iii) disponibilidade de tempo (iv) identificação e/ou cumprimento com as isenções aplicáveis, em conformidade com as regras da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos e a Bolsa de Valores de Nova York. O Comitê de Auditoria deve ter um especialista em finanças e um Coordenador, que pode ou não ser a mesma pessoa. Os membros do Comitê de eleitos e destituídos pelo conselho de administração exercem sua função enquanto perdurar seu respectivo mandato de conselheiro de administração. Ainda, caso o membro do Comitê tenha exercido mandato por qualquer período, ele só pode voltar a integrar o órgão após decorridos, no mínimo, três anos do final do mandato. As responsabilidades e a forma de funcionamento deste Comitê estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.

Nome Cargo
Em atualização
Em atualização
Em atualização

Comitê de Elegibilidade e Remuneração

É composto por no mínimo, três e, no máximo, cinco membros eleitos em pelo Conselho de Administração, com mandato coincidente com o mandato dos membros do Conselho de Administração. Este Comitê é responsável pela supervisão do processo de indicação de membros para os órgãos estatutários e não estatutários, bem como proposição de política de remuneração e benefícios dos administradores e membros dos comitês de assessoramento estatutários e não estatutários.

Nome Cargo
Em atualização
Em atualização
Em atualização
Em atualização

Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

É composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, com formação acadêmica compatível ou experiência profissional relevante, sendo um dos membros do Comitê obrigatoriamente escolhido pelos empregados em eleição direta. Este Comitê é responsável por integrar os aspectos Ambiental, Social e de Governança Corporativa à estratégia de negócios, bem como estimular a adoção dos mais elevados padrões socioambientais e de governança em suas políticas e procedimentos corporativos.

Comitê de Transações com Partes Relacionadas

É composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, sendo um deles conselheiro independente, e os demais profissionais de reputação reconhecida no mercado, sem vínculo funcional ou estatutário com a Companhia, e com experiência relevante nas matérias afetas à sua competência. É responsável por orientar a condução das transações com partes relacionadas e situações envolvendo potencial conflito de interesses, visando a preservar os interesses da Companhia e garantir a independência e transparência.

Diretoria Executiva

É composta por até sete membros, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, e os demais sem designação específica, todos com mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. As responsabilidades e a forma de funcionamento da Diretoria estão definidas no  estatuto social e em seu regimento interno.

Nome Cargo
Carlos Augusto Leone Piani Diretor-Presidente

O Sr. Carlos Piani possui mais de 20 anos de experiência em investimentos, fusões e aquisições e ocupou diversas posições executivas. Atuou como presidente da HPX Corp, o primeiro SPAC dedicado ao mercado brasileiro (2020-2023). Atualmente é membro do conselho de administração da Hapvida Participações e Investimentos e Modular Data Centers. Anteriormente, o executivo foi presidente do Conselho de Administração da Equatorial Energia e membro do Conselho de Administração da Vibra Energia. Adicionalmente, o executivo foi chefe global da equipe de inciativas estratégicas e fusões e aquisições e presidente da divisão canadense da Kraft Heinz (2019) e Presidente da Kraft Heinz Canada (2015 – 2018). Também atuou como Presidente da PDG Realty (2012-2015) e foi sócio e co-responsável pela área de Private Equity da Vinci Partners (2010-2015). Atuou como Presidente e Diretor Financeiro da Equatorial Energia e suas subsidiárias (2004-2010) e analista de fusões e aquisições e sócio da área de Investimentos Proprietários Ilíquidos do Banco Pactual (1998-2004). O Sr. Carlos Piani é graduado em Administração de Empresas pelo IBMEC/RJ e em Processamento de Dados pela PUC-Rio. Também possui o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School.

Daniel Szlak Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

O Sr. Szlak é graduado em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem formação em Liderança e Gestão de Pessoas pelo Insper e participou de programas de formação de executivos pela Singularity University de Santa Clara, Califórnia e pela Harvard Business School. Entre set/23 e set/24, foi CFO da Combio, maior fornecedora de energia térmica do Brasil, onde era responsável pelas áreas de finanças, tecnologia da informação, centro de serviços compartilhados e compras. Na Kraft Heinz, onde atuou entre jan/14 e set/23, foi CFO para América Latina e Canadá e Diretor Presidente da empresa na Venezuela. Sr. Szlak também foi conselheiro de administração da BR Spices (maio/22 a set/23). Antes disso, foi consultor na IGC Partners e atuou na Procter & Gamble Brasil.

Roberval Tavares de Souza Diretor de Engenharia

O Sr. Souza é Diretor de Operação e Manutenção da Companhia desde abril de 2023 e foi Diretor Metropolitano de fevereiro à abril de 2023. Ele é graduado em engenharia civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, com especialização em engenharia de saneamento básico pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e curso de extensão em liderança na inovação pelo Massachusetts Institute of Technology. O Sr. Souza é consultor em saneamento (2022), atuou na Sabesp entre 1992 e 2021, ocupando diversos cargos de gestão como Superintendente da Unidade de Negócio Centro, Superintendente da Unidade de Negócio Sul, Gerente de Interceptação e Sistemas Isolados na Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos, Gerente Administrativo e Financeiro na Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos, Gerente Regional de operação, manutenção e área comercial na Unidade de Negócio Leste. Ele também foi presidente do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (2012 a 2014) e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (2016 a 2020).

Débora Pierini Longo Diretora de Operação e Manutenção

A Sra. Longo é graduada em engenharia civil pela Universidade Paulista, tem MBA em Gestão Estratégica Socioambiental pela Fundação Instituto de Administração/Fundação Getúlio Vargas e em Parcerias Público-Privadas e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com módulo internacional na London School of Economics. Ela iniciou sua carreira na Sabesp em 1995 como estagiária e desde mar/2023 desempenhava o papel de assistente executiva da Diretoria. Antes disso, ela foi Superintendente da Unidade de Negócios Oeste (jan/2022 a jan/2023), Superintendente da Unidade de Negócio Norte (jul/2018 a dez/2021), Gerente de Departamento da Unidade de Gerenciamento Regional Butantã (jul/2015 a jun/2018), Gerente de Divisão dos Grandes Consumidores Oeste (jan/2013 a jul/2015), Gestora Planejamento Técnico na Unidade de Negócio Oeste (fev02/2010 a jan1/2013), entre outros.

Josué Bressane Junior Diretor de Gente e Gestão

Em atualização

Gustavo do Valle Fehlberg Diretor de Serviços Corporativos

O Sr. Fehlberg é graduado em engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Marketing Estratégico pelo Ibmec. Ele foi CEO da MobiTech Locadora de Veículos (fev/2022 e mar/2023), Diretor Executivo da Burger King do Brasil (ago/2011 a fev/2022), Superintendente da BRMalls (abr/2009 a jul/2011), onde também foi gerente corporativo para novos negócios e revitalizações (fev/2011 e jul/2011). Antes disso, o Sr. Fehlberg foi sócio-diretor da Outback Brasil e da Starbucks no Brasil (jul/2008 e 2009) e gerente geral da Companhia Energética do Maranhão – CEMAR (2004 a 2008).

Área de Auditoria Interna

Área vinculada ao Conselho de Administração por meio do Comitê de Auditoria e que se reporta também ao diretor-presidente. É responsável por avaliar (i) a adequação dos controles internos, (ii) a eficácia da gestão de riscos e dos processos de governança, (iii) a confiabilidade do processo de coleta, mensuração, classificação, acumulação, registro e divulgação de eventos e transações, a preparação de demonstrações financeiras e (iv) a aplicação adequada do princípio de segregação de funções, a fim de evitar a ocorrência de conflitos de interesse e fraude. Desde 2016, a Sabesp, por meio da Auditoria Interna, detém o certificado em Quality Assessment (QA), obtido após rigorosa avaliação realizada pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), braço do The Institute of Internal Auditors (IIA).

Área de Conformidade e Riscos

Área vinculada à Diretoria de Gente e Gestão Corporativa, liderada por diretora estatutária indicada pelo Conselho de Administração. É responsável por elaborar o programa de integridade; identificar e classificar, em conjunto com as áreas da empresa, os principais riscos a que está sujeita a Companhia. Pode estabelecer interlocução direta com o Conselho Fiscal, o Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração, quando houver suspeita do envolvimento em irregularidades por parte dos membros da Diretoria. Possui autonomia, independência e orçamento próprio.

Comissão de Ética

Vinculada ao Conselho de Administração, é responsável pela atualização contínua do Código de Conduta e Integridade, de maneira a refletir sempre cenários atuais. Também cabe a ela estimular o comprometimento dos administradores e empregados com os princípios ali estabelecidos.

Secretaria Executiva de Governança

Atividade realizada pelo Gabinete da Presidência, que consiste em assessorar os processos de governança, auxiliando o Presidente do Conselho de Administração, o Coordenador do Comitê de Auditoria, o Conselho Fiscal e o Diretor-Presidente da Companhia na definição da agenda das reuniões; no encaminhamento da agenda e do material de apoio às reuniões; na convocação e condução das reuniões e das assembleias gerais; e na elaboração das atas, entre outros.

Comissão de Gestão de Riscos Corporativos

É um órgão de caráter consultivo e permanente, subordinada à Diretoria Colegiada, composta por representantes de todas as diretorias e coordenada pela Superintendência de Conformidade e Riscos. É responsável por avaliar os níveis de alçada de riscos que definem as responsabilidades para aprovação e tratamento dos riscos, acompanhar o plano anual de gestão de riscos, acompanhar a implantação dos planos de ação mitigatórios, acompanhar os indicadores de riscos, e avaliar o mapa de riscos, entre outros.

Auditoria Externa

A Sabesp conta com auditores externos, que promovem a auditoria de suas demonstrações financeiras e a revisão das informações trimestrais e de projetos de financiamento, garantindo a confiabilidade dos dados apresentados. A Companhia obedece aos princípios que preservam a independência do auditor externo quanto a não auditar seu próprio trabalho, não exercer funções gerenciais e não advogar pelo seu cliente. A contratação da empresa de auditoria independente é aprovada pelo Conselho de Administração, com base na opinião do Comitê de Auditoria, a quem compete avaliar as diretrizes do processo de contratação e outras condições da prestação dos serviços. Compete também ao Comitê de Auditoria manifestar-se previamente sobre a contratação de outros serviços da empresa de auditoria independente, ou de empresas a ela vinculadas, que não estejam compreendidos nas atividades típicas de auditoria, bem como opinar sobre a destituição dos auditores independentes.

Canal de Denúncias

Recebe denúncias internas e externas sobre desvios em relação ao Código de Conduta e Integridade. O acatamento das ocorrências é realizado por empresa terceirizada e está disponível por meio do site https://www.contatoseguro.com.br/sabesp, que oferece a possibilidade de registro por meio do preenchimento de formulário padronizado, ou ainda pelo telefone 0800 900 8001. A área de Auditoria Interna é a responsável pelo processamento de denúncias, devendo zelar pelo anonimato do denunciante e proteger a confidencialidade das informações e dos envolvidos, visando preservar direitos e a neutralidade das decisões. Os procedimentos para apuração de infração ao Código e os eventos registrados neste Canal são monitorados pelo Comitê de Auditoria.

Controles Internos

A avaliação dos controles internos é realizada de forma estruturada e sistemática desde 2005, tendo como referência o framework de controles internos do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).
Anualmente, a estrutura de controles internos é reavaliada considerando tanto a eventual existência de novos riscos associados à elaboração e divulgação das demonstrações financeiras quanto a possíveis alterações significativas nos processos e sistemas informatizados.
Os controles internos abrangem os procedimentos sobre a adequação dos registros contábeis, a preparação das demonstrações financeiras de acordo com as regras oficiais e a devida autorização das transações relacionadas com aquisições, uso e disposição dos bens da Companhia.
Os testes dos controles internos são realizados sistematicamente pela Superintendência de Auditoria, unidade vinculada funcionalmente ao Comitê de Auditoria e hierarquicamente ao Diretor-Presidente.
Além de atender à seção 404 da lei Sarbanes-Oxley (SOX), o processo de avaliação dos controles internos está aderente à Lei 13.303, de 30 de junho de 2016.
Informações adicionais sobre os controles adotados pela Companhia para assegurar a elaboração de demonstrações financeiras confiáveis estão disponíveis no Formulário de Referência.

Remuneração dos Órgãos Estatutários

A Companhia possui uma política de remuneração, aprovada pelo Conselho de Administração, que estabelece os critérios para definição da remuneração dos administradores (diretores e conselheiros de administração) e membros do Conselho Fiscal e dos comitês estatutários de Auditoria e de Elegibilidade e Aconselhamento, atendendo ao Regulamento do Novo Mercado, ao Estatuto Social e às determinações das Leis Federais 6.404/1976 e 13.303/2016 e das Deliberações do Conselho de Defesa dos Capitais do Estado – CODEC nºs 01/2018 e 01/2019.
Anualmente, a assembleia geral de acionistas aprova o montante global da remuneração. Para mais informações sobre a composição da remuneração dos órgãos estatutários e os montantes anuais previstos e realizados, veja o Formulário de Referência.

Cláusula Compromissória de Arbitragem

A Sabesp, seus acionistas, Administradores e os membros do Conselho Fiscal, efetivos e suplentes, obrigam-se a resolver, por meio de arbitragem, perante a Câmara de Arbitragem do Mercado, na forma de seu regulamento, qualquer controvérsia que possa surgir entre eles, relacionada com ou oriunda da sua condição de emissor, acionistas, administradores e membros do Conselho Fiscal, em especial, daquelas decorrentes das disposições contidas na Lei Federal nº 6.385/1976, na Lei Federal nº 6.404/1976, no Estatuto Social, nas normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários, bem como nas demais normas aplicáveis ao funcionamento do mercado de capitais em geral, além daquelas constantes do Regulamento do Novo Mercado, dos demais regulamentos da B3 e do Contrato de Participação no Novo Mercado.