Relações com Investidores

Visão Geral

Órgãos de Assessoramento ao CA

Assembleia Geral de Acionistas

Assembleia Geral de Acionistas

Instância máxima de decisão, com poderes para decidir sobre todos os negócios relativos ao objeto da Companhia e tomar as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. Compete à assembleia geral, entre outros, eleger ou destituir os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.
Todos os documentos a serem analisados ou discutidos em assembleia são disponibilizados na sede social, no website da Companhia e da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e B3, a partir da publicação do edital de convocação. A comprovação da condição de acionista poderá ocorrer a qualquer momento até a abertura dos trabalhos da assembleia geral, mediante o cumprimento das regras estabelecidas no estatuto social.

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

Instalado de forma permanente, desde a criação da Companhia, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, sendo permitida reeleição. As responsabilidades e a forma de funcionamento do Conselho Fiscal estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

 

Conselho de Administração

Conselho de Administração

É composto por nove membros com mandato unificado de dois anos a contar da data da eleição, sendo permitida reeleição. Dentre os conselheiros, três devem ser independentes de acordo com as regras do Regulamento do Novo Mercado. Os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor-Presidente ou principal executivo da Companhia não poderão ser acumulados pela mesma pessoa. As atribuições do Conselho de Administração estão definidas no seu regimento interno.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

Comitê de Elegibilidade e Remuneração

Comitê de Elegibilidade e Remuneração

É composto por no mínimo, três e, no máximo, cinco membros eleitos em pelo Conselho de Administração, com mandato coincidente com o mandato dos membros do Conselho de Administração. Este Comitê é responsável pela supervisão do processo de indicação de membros para os órgãos estatutários e não estatutários, bem como proposição de política de remuneração e benefícios dos administradores e membros dos comitês de assessoramento estatutários e não estatutários.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

É composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, com formação acadêmica compatível ou experiência profissional relevante, sendo um dos membros do Comitê obrigatoriamente escolhido pelos empregados em eleição direta. Este Comitê é responsável por integrar os aspectos Ambiental, Social e de Governança Corporativa à estratégia de negócios, bem como estimular a adoção dos mais elevados padrões socioambientais e de governança em suas políticas e procedimentos corporativos.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

Comitê de Transação com Partes Relacionadas

Comitê de Transação com Partes Relacionadas

É composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, sendo um deles conselheiro independente, e os demais profissionais de reputação reconhecida no mercado, sem vínculo funcional ou estatutário com a Companhia, e com experiência relevante nas matérias afetas à sua competência. É responsável por orientar a condução das transações com partes relacionadas e situações envolvendo potencial conflito de interesses, visando a preservar os interesses da Companhia e garantir a independência e transparência.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

Comitê de Auditoria`

Comitê de Auditoria`

O Comitê de Auditoria é um órgão estatutário, constituído em 29 de julho de 2005. Dos seus membros tem-se que: (i) ao menos 1 (um) deles deverá ser membro independente do Conselho de Administração; (ii) ao menos 1 (um) deles não será membro do Conselho de Administração e deverá ser escolhido entre profissionais com reputação reconhecida no mercado e com experiência relevante nas matérias afetas à sua competência; (iii) ao menos 1 (um) deles deverá ter reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária, nos termos da regulamentação aplicável, e (iv) a maioria dos membros deverá ser independente, conforme requisitos de independência previstos na Resolução CVM 23/2021, além de atenderem, cumulativamente, aos requisitos de (i) independência, (ii) conhecimento técnico; (iii) disponibilidade de tempo; e (iv) identificação e/ou cumprimento com as isenções aplicáveis, em conformidade com as regras da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos e da New York Stock Exchange (NYSE). As responsabilidades e a forma de funcionamento deste Comitê estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

Comitê Financeiro e de Performance

Comitê Financeiro e de Performance

Clique aqui para acessar a composição do Comitê.

Comissão de Ética

Comissão de Ética

Vinculada ao Conselho de Administração, é responsável pela atualização contínua do Código de Conduta e Integridade, de maneira a refletir sempre cenários atuais. Também cabe a ela estimular o comprometimento dos administradores e empregados com os princípios ali estabelecidos.

Comitê de Estratégia e Novos Negócios

Comitê de Estratégia e Novos Negócios

Clique aqui para acessar a composição do Comitê.

Comitê Regulatório

Comitê Regulatório

Clique aqui para acessar a composição do Comitê.

Auditoria Interna

Auditoria Interna

A Auditoria interna, como função independente, atua para agregar valor e melhorar as operações da Sabesp, auxiliando a organização a atingir os seus objetivos a partir de uma abordagem voltada à avaliação dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controle internos.
Em 2016 e 2021 a Auditoria Interna obteve a certificação em em Quality Assessment (QA), após avaliações independentes realizados pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), afiliado ao IIA Global (The Institute of Internal Auditors – IIA). A próxima avaliação, seguindo o intervalo de cinco anos, acontecerá em 2026.
Na estrutura da companhia a Auditoria Interna é vinculada ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria, e administrativamente ao diretor-presidente.

Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

A Diretoria Estatutária é composta por até sete membros, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, e os demais sem designação específica. Todos os membros têm mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. Além dos diretores estatutários, a Companhia conta também com diretores não-estatutários. As responsabilidades e a forma de funcionamento da Diretoria estão definidas no estatuto social da Companhia e em seu regimento interno.

Clique aqui para mais detalhes e composição.

Diretor Presidente

Diretoria Financeira e de Relações com Investidores

Diretoria de Engenharia e Inovação

Diretoria de Operação e Manutenção

Diretoria de Clientes e Tecnlogia

Diretoria Juridica

Diretoria de Regulação e Gestão de Energia

Riscos e Controles Internos

Riscos e Controles Internos

A Área de Riscos e Controles Internos é a autoridade funcional responsável pela gestão de riscos na Companhia. Vinculada e liderada pelo Diretor Financeiro, diretor estatutário indicado pelo Conselho de Administração, essa área conduz as atividades de gestão de riscos e controles internos de forma integrada às outras áreas da Companhia. Seu espoco abrange o gerenciamento de riscos estratégicos, financeiros, operacionais e de compliance (conformidade). Os principais objetivos da Área de Riscos e Controles Internos incluem: (i) estabelecer diretrizes, conceitos e competências na gestão de riscos corporativos; (ii) incorporar a visão de riscos à tomada de decisões, em conformidade com as boas práticas de mercado; (iii) agregar valor à organização, promover maior transparência das informações, aperfeiçoar as práticas de governança e contribuir para a sustentabilidade da companhia; e (iv) disseminar a cultura e promover a atuação da gestão de riscos em todos os níveis hierárquicos da organização com uso de linguagem comum.