Fundação da Sabesp como resultado da fusão de vários órgãos que atuavam na prestação de serviços de água e esgotos: COMASP, SANESP, SAEC, FESB, SBS e SANEVALE.
Fundada em 1973, a Sabesp construiu um legado de mais de cinco décadas dedicadas ao avanço da infraestrutura de água e esgoto em todo o estado de São Paulo. Nossa história é marcada por investimentos contínuos em coleta e tratamento de água e esgoto, bem como em segurança hídrica. Nossas conquistas, cujas principais destacamos abaixo, refletem nosso compromisso de longa data com a saúde pública, o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental.
Botucatu é o primeiro município do interior a conceder seus serviços de saneamento à Sabesp. Início da operação da Estação de Tratamento de água Guaraú, pertencente ao Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas de abastecimento da América Latina.
Inauguração do Emissário Submarino de Santos, importante empreendimento para o tratamento de esgotos e melhorias nas condições de saúde e saneamento do litoral de São Paulo.
Inauguração do reservatório túnel SantaTereza / Voturuá, na Baixada Santista, o maior da América Latina, com capacidade de armazenar 110 milhões de litros de água e que produz 3,9 mil litros de água por segundo.
Conclusão do programa de fluoretação na Grande São Paulo, beneficiando 13 milhões de pessoas.
Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Barueri, uma das maiores estações de tratamento de esgoto da América do Sul.
Inauguração da primeira etapa do Sistema Alto Tietê, com o objetivo de resolver o déficit no abastecimento de água para a zona leste da capital paulista. Além disso, a Sabesp também aderiu a convênios para a despoluição do Rio Tietê e recuperação da Represa de Guarapiranga.
A Sabesp, pela primeira vez, tem suas ações negociadas na maior Bolsa de Valores da América Latina, Bovespa.
Inauguração do Emissário de Esgotos Pinheiros, pertencente ao Projeto Tietê.
A Sabesp é a primeira empresa do setor de saneamento brasileiro a aderir às regras do Novo Mercado da B3, segmento de mais alto nível de governança corporativa. Nesse mesmo ano a Companhia também obteve o registro na SEC e suas ações passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), na forma de ADRs Nível III (American Depository Receipts). Em função dessa oferta pública, a participação do Estado de São Paulo no capital social total da Companhia passou a ser de 71,5%.
Realização de oferta pública secundária para distribuição simultânea, no mercado brasileiro e internacional, de ações ordinárias nominativas de titularidade do Estado de São Paulo. Por conta dessa oferta, a participação do Estado de São Paulo passou a ser de 50,3% do capital social total da Companhia.
Lançamento dos programas (i) Onda Limpa que tem como objetivo de evitar a poluição de 82 praias do litoral paulista, por meio da construção de estações de tratamento de esgotos e emissários submarinos em 9 cidades do litoral; e (ii) Córrego Limpo com o objetivo de despoluir os córregos da cidade de São Paulo, contribuindo assim para despoluição dos rios Tietê e Pinheiros.
Os acionistas da Companhia aprovaram a sua expansão geográfica e a prestação de novos tipos de serviços, conforme previsto na Lei Complementar Estadual nº 1.025/2007.
Realização de diversas obras para interligação dos sistemas de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo, aumentando a segurança hídrica.
Sabesp inicia operação na cidade de Olímpia, primeiro município conquistado após o novo marco legal de saneamento, por meio de concorrência pública. Nesse mesmo ano, Estado de São Paulo promulgou a Lei Estadual nº 17.853/2023, autorizando a Proposta de Privatização e suas diretrizes gerais.
Lançamento da ao mercado da oferta pública de distribuição secundária de ações da Companhia, tendo a liquidação física e financeira das ações ocorrido em 22 de julho de 2024, concluindo o Processo de Privatização. Em função dessa oferta pública, a participação do Estado de São Paulo no capital social total da Companhia passou a ser de 18,0%.