Órgãos de Assessoramento ao CA
Assembleia Geral de Acionistas
Assembleia Geral de Acionistas
Instância máxima de decisão, com poderes para decidir sobre todos os negócios relativos ao objeto da Companhia e tomar as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. Compete à assembleia geral, entre outros, eleger ou destituir os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.
Todos os documentos a serem analisados ou discutidos em assembleia são disponibilizados na sede social, no website da Companhia e da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e B3, a partir da publicação do edital de convocação. A comprovação da condição de acionista poderá ocorrer a qualquer momento até a abertura dos trabalhos da assembleia geral, mediante o cumprimento das regras estabelecidas no estatuto social.
Conselho Fiscal
Conselho Fiscal
Instalado de forma permanente, desde a criação da Companhia, é composto por no mínimo três e no máximo cinco membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, sendo permitida reeleição. As responsabilidades e a forma de funcionamento do Conselho Fiscal estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.
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Conselho de Administração
Conselho de Administração
É composto por nove membros com mandato unificado de dois anos a contar da data da eleição, sendo permitida reeleição. Dentre os conselheiros, três devem ser independentes de acordo com as regras do Regulamento do Novo Mercado. Os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor-Presidente ou principal executivo da Companhia não poderão ser acumulados pela mesma pessoa. As atribuições do Conselho de Administração estão definidas no seu regimento interno.
Comitê de Elegibilidade e Remuneração
Comitê de Elegibilidade e Remuneração
É composto por no mínimo, três e, no máximo, cinco membros eleitos em pelo Conselho de Administração, com mandato coincidente com o mandato dos membros do Conselho de Administração. Este Comitê é responsável pela supervisão do processo de indicação de membros para os órgãos estatutários e não estatutários, bem como proposição de política de remuneração e benefícios dos administradores e membros dos comitês de assessoramento estatutários e não estatutários.
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Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa
Comitê de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa
É composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, com formação acadêmica compatível ou experiência profissional relevante, sendo um dos membros do Comitê obrigatoriamente escolhido pelos empregados em eleição direta. Este Comitê é responsável por integrar os aspectos Ambiental, Social e de Governança Corporativa à estratégia de negócios, bem como estimular a adoção dos mais elevados padrões socioambientais e de governança em suas políticas e procedimentos corporativos.
Comitê de Transação com Partes Relacionadas
Comitê de Transação com Partes Relacionadas
É composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros, sendo um deles conselheiro independente, e os demais profissionais de reputação reconhecida no mercado, sem vínculo funcional ou estatutário com a Companhia, e com experiência relevante nas matérias afetas à sua competência. É responsável por orientar a condução das transações com partes relacionadas e situações envolvendo potencial conflito de interesses, visando a preservar os interesses da Companhia e garantir a independência e transparência.
Comitê de Auditoria`
Comitê de Auditoria`
O Comitê de Auditoria é um órgão estatutário, constituído em 29 de julho de 2005. Dos seus membros tem-se que: (i) ao menos 1 (um) deles deverá ser membro independente do Conselho de Administração; (ii) ao menos 1 (um) deles não será membro do Conselho de Administração e deverá ser escolhido entre profissionais com reputação reconhecida no mercado e com experiência relevante nas matérias afetas à sua competência; (iii) ao menos 1 (um) deles deverá ter reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária, nos termos da regulamentação aplicável, e (iv) a maioria dos membros deverá ser independente, conforme requisitos de independência previstos na Resolução CVM 23/2021, além de atenderem, cumulativamente, aos requisitos de (i) independência, (ii) conhecimento técnico; (iii) disponibilidade de tempo; e (iv) identificação e/ou cumprimento com as isenções aplicáveis, em conformidade com as regras da Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos e da New York Stock Exchange (NYSE). As responsabilidades e a forma de funcionamento deste Comitê estão definidas no estatuto social e em seu regimento interno.
Comitê Financeiro e de Performance
Comitê Financeiro e de Performance
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Comissão de Ética
Comissão de Ética
Vinculada ao Conselho de Administração, é responsável pela atualização contínua do Código de Conduta e Integridade, de maneira a refletir sempre cenários atuais. Também cabe a ela estimular o comprometimento dos administradores e empregados com os princípios ali estabelecidos.
Comitê de Estratégia e Novos Negócios
Comitê de Estratégia e Novos Negócios
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Comitê Regulatório
Comitê Regulatório
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Auditoria Interna
Auditoria Interna
A Auditoria interna, como função independente, atua para agregar valor e melhorar as operações da Sabesp, auxiliando a organização a atingir os seus objetivos a partir de uma abordagem voltada à avaliação dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controle internos.
Em 2016 e 2021 a Auditoria Interna obteve a certificação em em Quality Assessment (QA), após avaliações independentes realizados pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), afiliado ao IIA Global (The Institute of Internal Auditors – IIA). A próxima avaliação, seguindo o intervalo de cinco anos, acontecerá em 2026.
Na estrutura da companhia a Auditoria Interna é vinculada ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria, e administrativamente ao diretor-presidente.
Diretoria Executiva
Diretoria Executiva
A Diretoria Estatutária é composta por até sete membros, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, e os demais sem designação específica. Todos os membros têm mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. Além dos diretores estatutários, a Companhia conta também com diretores não-estatutários. As responsabilidades e a forma de funcionamento da Diretoria estão definidas no estatuto social da Companhia e em seu regimento interno.
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Diretor Presidente
Diretoria Financeira e de Relações com Investidores
Diretoria de Engenharia e Inovação
Diretoria de Operação e Manutenção
Diretoria de Clientes e Tecnlogia
Diretoria Juridica
Diretoria de Regulação e Gestão de Energia
Riscos e Controles Internos
Riscos e Controles Internos
A Área de Riscos e Controles Internos é a autoridade funcional responsável pela gestão de riscos na Companhia. Vinculada e liderada pelo Diretor Financeiro, diretor estatutário indicado pelo Conselho de Administração, essa área conduz as atividades de gestão de riscos e controles internos de forma integrada às outras áreas da Companhia. Seu espoco abrange o gerenciamento de riscos estratégicos, financeiros, operacionais e de compliance (conformidade). Os principais objetivos da Área de Riscos e Controles Internos incluem: (i) estabelecer diretrizes, conceitos e competências na gestão de riscos corporativos; (ii) incorporar a visão de riscos à tomada de decisões, em conformidade com as boas práticas de mercado; (iii) agregar valor à organização, promover maior transparência das informações, aperfeiçoar as práticas de governança e contribuir para a sustentabilidade da companhia; e (iv) disseminar a cultura e promover a atuação da gestão de riscos em todos os níveis hierárquicos da organização com uso de linguagem comum.